Logo do site ViiBra
Barra da Visitação Institucional Integrada em Brasília

Projeto

Para atender ao crescente fluxo de turistas interessados em visitar a capital federal, muitos dos principais órgãos públicos federais e distritais desenvolveram programas de visitação institucional às suas instalações.

Os roteiros rapidamente tornaram-se importantes atrações turísticas de Brasília. No entanto, por funcionarem isoladamente, perdiam a oportunidade de potencializar a experiência dos turistas e de assim oferecer um passeio mais rico e completo. A partir dessa constatação, representantes das instituições públicas que promovem programas de visitação sentiram necessidade de integrar as ações, a fim de aperfeiçoar os projetos até então isolados.

Assim surgiu o grupo de Visitação Institucional Integrada em Brasília (Viibra), inspirado nas palavras do presidente Juscelino Kubitschek, gravadas no mármore do Museu da Cidade na Praça dos Três Poderes e na parede do hall do Palácio da Alvorada: "Deste Planalto Central, desta solidão em que breve se transformará em cérebro das mais altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada, com uma fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino".

Compõem o Viibra:

O objetivo do grupo é planejar e executar ações conjuntas relacionadas a comunicação, acessibilidade, preservação de patrimônio e acervos, segurança e qualificação de profissionais envolvidos com a recepção e a condução de visitantes nacionais e estrangeiros.