Projeto
Para atender ao crescente fluxo de turistas interessados em visitar a capital federal, muitos dos principais órgãos públicos federais e distritais desenvolveram programas de visitação institucional às suas instalações.
Os roteiros rapidamente tornaram-se importantes atrações turísticas de Brasília. No entanto, por funcionarem isoladamente, perdiam a oportunidade de potencializar a experiência dos turistas e de assim oferecer um passeio mais rico e completo. A partir dessa constatação, representantes das instituições públicas que promovem programas de visitação sentiram necessidade de integrar as ações, a fim de aperfeiçoar os projetos até então isolados.
Assim surgiu o grupo de Visitação Institucional Integrada em Brasília (Viibra), inspirado nas palavras do presidente Juscelino Kubitschek, gravadas no mármore do Museu da Cidade na Praça dos Três Poderes e na parede do hall do Palácio da Alvorada: "Deste Planalto Central, desta solidão em que breve se transformará em cérebro das mais altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada, com uma fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino".
Compõem o Viibra:
- Câmara Legislativa do Distrito Federal;
- Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal);
- Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil;
- Correios (Museu Nacional dos Correios);
- Defensoria Pública da União (Assessoria de Memória da DPU);
- Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Distrito Federal (Centro Cultural Três Poderes: Espaço Lúcio Costa, Panteão da Pátria e Museu da Cidade);
- Secretaria de Turismo do Governo do Distrito Federal (Centros de Atendimento ao Turista);
- Ministério das Relações Exteriores (Palácio do Itamaraty);
- Ministério Público Federal (Procuradoria Geral da República);
- Imprensa Nacional (Museu da Imprensa);
- Banco Central do Brasil (Museu de Valores);
- Presidência da República (Palácios do Planalto, Alvorada e Jaburu);
- Superior Tribunal Militar (Museu do STM);
- Supremo Tribunal Federal;
- Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (Memorial TJDFT);
- Tribunal Superior Eleitoral
O objetivo do grupo é planejar e executar ações conjuntas relacionadas a comunicação, acessibilidade, preservação de patrimônio e acervos, segurança e qualificação de profissionais envolvidos com a recepção e a condução de visitantes nacionais e estrangeiros.